Search
Close this search box.

4 mitos sobre a Ritidectomia

Mulher pensativa sobre a Ritidectomia

Ritidectomia, Ritidoplastia ou Lifiting Facial é um procedimento cirúrgico voltado para quem deseja recuperar a jovialidade da pele. É uma solução segura e a operação é rápida, não durando mais do que 3 horas, em geral, para ser finalizada. 

Nesse sentido, trata-se de uma intervenção que remodela e reposiciona os tecidos, músculos e gorduras na área da face.

Dessa forma, o paciente alcança um aspecto rejuvenescido e mais uniforme ao rosto e ao pescoço.

Para esclarecer todas informações acerca dessa cirurgia, as principais crenças sobre o lifiting facial e explicação sobre cada uma delas estão listadas aqui.

 

Mas para que serve a Ritidectomia? 

Pacientes que buscam sentir-se mais jovens, mas sem aspecto exagerado que transpareça um procedimento cirúrgico, encontram na ritidoplastia uma solução eficiente para esse desejo ser alcançado. 

Isso porque esta cirurgia refere-se à técnica utilizada para melhorar os sinais de envelhecimento no rosto e pescoço, visando:

  • Amenizar os sinais e rugas nessa área;
  • Reduzir as bolsas de gordura ao redor dos olhos;
  • Diminuir a papada;
  • Amenizar o aspecto envelhecido nos sulcos (conhecido popularmente como bigode chinês).

Entretanto, antes de agendar o procedimento, o paciente precisa passar pela avaliação do cirurgião plástico, que irá avaliar a real necessidade de uma intervenção. 

Por exemplo, uma pessoa que sempre cuidou da pele e está em busca de uma solução para seu anseio de parecer mais jovem, pode recorrer a outros tratamentos que não sejam necessariamente a cirurgia. 

Para isso, o médico precisará fazer uma avaliação da pele do paciente, do quão o procedimento é necessário, além de analisar outras questões relacionadas à saúde. 

A cirurgia é marcada após esse check-up geral e é feita em até 3 horas, com alta no mesmo dia. 

Ademais, a recuperação é tranquila e o paciente já pode voltar às atividades em, no máximo 3 semanas e deve evitar a exposição ao sol.

Em resumo, estamos falando sobre uma cirurgia de baixíssimo risco e é realizada com as técnicas mais modernas da medicina.

Entretanto, para esclarecer todas as dúvidas sobre esta intervenção, foram selecionadas informações relevantes sobre o tema para as devidas explicações.

4 mitos e verdades sobre a Ritidectomia 

  1. O Lifting Facial estica a pele

É mito! Este procedimento cirúrgico não trata-se de uma técnica que estica a pele. 

Pelo contrário, a cirurgia trabalha de forma muito mais completa e complexa na face do paciente. 

Em outras palavras, é uma intervenção que trabalha o reposicionamento da musculatura, gordura e remove o excesso de pele na área do rosto.

Seu principal objetivo é proporcionar ao paciente resultados naturais, que não alterem suas expressões e não sejam exagerados. 

Dessa forma, o paciente sente-se seguro, com a pele e energia renovados e eleva a sua autoestima. 

  1. A Ritidoplastia para o processo de envelhecimento 

É mentira! Apesar de a cirurgia reduzir os sinais causados pelo envelhecimento e melhorar alguns aspectos na região da face e pescoço para trazer jovialidade à imagem, o processo de envelhecimento não para após o procedimento.

Afinal, estamos falando de um processo natural que todos os seres humanos enfrentam.

Entretanto, é possível manter os resultados da cirurgia por um longo tempo, mantendo os cuidados diários com a pele, seguindo as indicações pós-cirúrgicas e com consultas frequentes ao seu cirurgião para receber as recomendações indicadas.

  1. A cirurgia só é feita em pessoas a partir dos 50 anos

Mito! A idade não é um critério para definir quem pode ou não passar pelo procedimento de lifting facial. 

Contudo, os principais fatores avaliados, tanto pelo cirurgião plástico, quanto pelo paciente que se elege à cirurgia, têm relação com a quantidade e intensidade das rugas e marcas de expressão.

Para isso, existem modalidades diferentes de ritidectomia, que são realizadas em concordância e necessidade de cada paciente. 

Tanto para melhorar marcas suaves de envelhecimento, quanto para amenizar rugas e a flacidez no rosto, a cirurgia mostra-se eficiente.

  1. Não há o que fazer para reduzir o inchaço pós-cirúrgico 

Mentira! O inchaço costuma aliviar entre 2 e 3 semanas após a cirurgia, mesmo período em que o paciente já pode retornar às atividades normalmente. 

Entretanto, para desinchar por completo, leva até 3 meses esse processo. 

Apesar de ser um sintoma comum depois do Lifting Facial, o processo para desinchar pode ser acelerado com sessões de drenagem linfática.

Inclusive, esse tipo de massagem também ajuda a amenizar manchas escuras que podem surgir com a cirurgia. 

A drenagem alivia o inchaço, já que visa estimular o sistema linfático a trabalhar com mais rapidez.

Sem mitos sobre Ritidectomia para você! 

É primordial que a intervenção seja feita por um profissional experiente, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Isso porque este profissional estará capacitado a estudar a sua necessidade e utilizar a técnica mais eficiente para alcançar os resultados almejados. 

O Dr. Marcelus Nigro possui mais de 20 anos de experiência no cuidado com pacientes brasileiros e estrangeiros, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e conta com profissional especializado em drenagem linfática na clínica para oferecer máximo conforto para sua recuperação.  

Além disso, contamos com uma equipe acolhedora, equipamentos tecnológicos, um espaço pensado para o bem-estar de nossos clientes e outros serviços de cosmiatria à disposição em nossa clínica.

Agende uma consulta para saber mais sobre o Lifiting Facial na clínica.