A rinoplastia é uma das intervenções estéticas mais procuradas no Brasil e no mundo, principalmente por pessoas na faixa etária entre 19 e 34 anos, sendo a maioria do sexo feminino.
É uma cirurgia para modificar a estrutura do nariz e, como veremos mais adiante, as motivações para fazer o procedimento variam, assim como variam os seus objetivos.
Durante a pandemia, aumentou o interesse pela rinoplastia, dado o tempo maior de exposição diante das telas de celular e computador, deixando os rostos mais em evidência.
Em algumas pessoas, essa exposição gerou o desejo de mudar algo em suas aparências.
Continue lendo e vamos ver mais de perto o que é rinoplastia, quem pode fazer e como é a cirurgia.
O que é a rinoplastia e quais são os seus objetivos?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica bastante complexa.
Como acabamos de ver, é um procedimento que visa modificar a estrutura ou a forma do nariz.
Em decorrência disso, seus objetivos serão funcionais ou estéticos.
Vejamos:
Objetivos funcionais
Nesse caso, a rinoplastia visa corrigir dificuldades respiratórias como o ronco ou reparar defeitos como a fenda labial, uma vez que essa condição também atinge o nariz, ou mesmo o desvio de septo.
Corrigir áreas do nariz atingidas por um trauma também está entre as indicações para a rinoplastia.
Objetivos estéticos
Aqui a rinoplastia tem como objetivo a correção de assimetrias do nariz em relação ao rosto do paciente.
Ou seja, trata-se de mudar o tamanho ou a forma do nariz, reduzir a giba ou afinar a ponta nasal, entre outras possibilidades.
Certamente, cada objetivo vai exigir um tipo de intervenção cirúrgica, sendo comum a associação de diferentes técnicas de rinoplastia funcional e estética.
Rinoplastia: quem pode fazer?
Evidentemente, partindo dos objetivos expostos anteriormente, a primeira resposta a essa pergunta é:
Pode fazer rinoplastia a pessoa que se enquadra em um dos tipos expostos, funcionais ou estéticos.
Embora não haja consenso, os cirurgiões plásticos recomendam a idade mínima entre 15 e 17 anos, para que se complete o processo de formação da cabeça e do rosto, sendo o nariz o centro do crescimento facial.
Entretanto, se houver fratura, o jovem é operado independentemente da idade.
O cirurgião plástico avalia quem pode fazer rinoplastia
Vamos retomar o que foi dito anteriormente sobre exposição do rosto no celular ou no computador e a insatisfação de algumas pessoas com seu nariz.
É comum o desejo de modificar a aparência tendo algum “famoso” como modelo.
Contudo, assim como não existem duas pessoas iguais, cada nariz é único.
Portanto, o cirurgião plástico avalia criteriosamente quem pode fazer a rinoplastia, analisando se o caso se enquadra nos objetivos funcionais ou estéticos e levando em conta fatores como características físicas, motivação, expectativa e possibilidades cirúrgicas.
Ele também avalia questões de saúde física e emocional e solicita vários exames.
Concluindo, cabe ao cirurgião decidir sobre a real necessidade da cirurgia, se a pessoa está em boas condições físicas e emocionais e igualmente se as suas expectativas em relação aos resultados são reais.
Como é a cirurgia?
Pelas razões expostas no item anterior, uma das técnicas cirúrgicas mais eficientes para correção funcional e estética do nariz é a Rinoplastia Estruturada. Com esta modalidade, o cirurgião plástico consegue definir, com precisão, como cada nariz deve ser remodelado, atuando sobre as estruturas nasais.
A Rinoplastia Estruturada permite, igualmente, conservar ao máximo o resultado da cirurgia, sendo um procedimento altamente recomendado para rinoplastias mais complexas.
Duração da cirurgia
Em geral, a rinoplastia dura em torno de 3 horas.
Recuperação após a rinoplastia
Como em todo procedimento cirúrgico, a recuperação da rinoplastia requer alguns cuidados e o primeiro deles é o repouso.
Mesmo sendo uma cirurgia complexa, sua recuperação é tranquila.
Em princípio há um pouco de dor local, inchaço e áreas arroxeadas.
Igualmente, podem ocorrer algumas reações como sensação de peso ou de nariz entupido.
Mas, tudo isso dura pouco tempo. Em 2 ou 3 dias o paciente percebe a diminuição desses sintomas e, após a retirada dos pontos, em uma semana, o alívio é notório.
Para que tudo ocorra dentro do esperado, é fundamental seguir as orientações do cirurgião em relação não apenas ao repouso, mas igualmente à medicação prescrita.
Rinoplastia e autoestima
Nesse artigo, relacionamos a posição predominante do nariz no rosto com algumas questões emocionais como a insatisfação com a própria aparência.
Reconhecidamente, essa condição pode gerar baixa autoestima, falta de confiança, dificuldade de socialização. Há casos em que a pessoa se recusa a ser fotografada ou evita conversar de perfil.
No momento em que o resultado da rinoplastia é visível, o emocional da pessoa se transforma. Ela poderá refazer suas relações sociais e recuperar sua autoestima.
Deseja mais informações sobre a rinoplastia, quem pode fazer e como é a cirurgia?
O Dr. Marcelus Nigro está à sua inteira disposição para mais esclarecimentos.
Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro
Dr. Marcelus Nigro
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.