A Otoplastia é um procedimento através do qual são corrigidas as orelhas proeminentes. Também conhecido popularmente como cirurgia de orelhas de abano. Acima de tudo, trata-se de um procedimento simples e rápido. Nesse procedimento o cirurgião plástico retira o excesso de cartilagem e pele, reposicionando as orelhas mais próximas à cabeça. De fato, os resultados implicam até mesmo em estímulos à restauração da autoestima.
A busca pela Cirurgia de Otoplastia tem raiz emocional bastante profunda. Nesse sentido, muitos pacientes encontram no procedimento uma solução para se livrarem de algumas inquietações.
Além da insatisfação com a própria aparência, algumas dessas pessoas devem lidar com a malícia alheia e o bullying.
Semelhantemente, sentem-se expostas em situações de convívio social e resignam-se a participar pouco ou, até mesmo, não participar.
Portanto, trata-se de uma questão que vai além da própria estética.
Com isso, quando o paciente apresenta um real problema estético nas orelhas, que gera essa percepção descontente consigo, é possível buscar a solução na avaliação de um Cirurgião Plástico.
Uma simples consulta pode ajudar a compreender as reais possibilidades da cirurgia das orelhas.
O primeiro passo é passar pela avaliação do Cirurgião Plástico. Na consulta, as considerações envolvem tanto a sua insatisfação, quanto seu estado de saúde física e emocional. O objetivo dos primeiros exames e verificações médicas é certificar que o procedimento será totalmente seguro para o seu momento e que este é indicado para o caso.
Ademais, o avanço da tecnologia aliado às técnicas para realização de procedimentos cirúrgicos estéticos como este, tornam a cirurgia nas orelhas pouco invasiva e bastante tranquila.
A Otoplastia é realizada através de um procedimento cirúrgico que dura cerca de 2 horas. Assim sendo, é finalizada rapidamente com pontos de fixação, na maior parte dos casos, internos e invisíveis.
Além disso, como os pontos ficam localizados entre as orelhas e o crânio, são praticamente invisíveis.
Este procedimento pode ser indicado para os casos em que o paciente apresenta:
Na consulta para avaliação, o Cirurgião Plástico coloca, acima de tudo, o bem-estar e a autoaceitação do paciente.
Ainda que seja uma cirurgia estética, a Otoplastia também apresenta uma função social importante junto ao paciente.
Assim, também age em seu psicológico, podendo contribuir para devolver-lhe o amor próprio e maior segurança na interação social.
Após a avaliação inicial, o médico encaminha o paciente para realizar exames de checagem da saúde em geral. Os exames indicados variam de acordo com a idade e a preexistência de doenças.
Esta avaliação prévia é importante. Sem dúvida, trata-se de uma cirurgia com riscos mínimos, mas é preciso verificar eventuais contraindicações e respeitar todos os cuidados necessários.
O tempo de internação varia com a condição do paciente. Em geral, o tempo médio é de 12 a 24 horas.
A recuperação, normalmente, é tranquila. Na maioria dos casos é indolor e requer alguns cuidados específicos. Um exemplo é a manutenção do curativo em caso de indicação do médico.
Após 60 dias, os (as) pacientes já notam os primeiros resultados da cirurgia. O resultado definitivo é visto a partir de 90 dias.
Assim como em qualquer procedimento cirúrgico, pode haver dúvidas em relação à cirurgia das orelhas. Tanto o paciente, como o responsável – no caso de menores de idade – devem receber esclarecimentos.
Por isso, as principais dúvidas sobre o assunto foram esclarecidas aqui, com informações relevantes, seguras e importantes sobre a Otoplastia.
Se preferir, fique à vontade para agendar um horário com o Dr. Marcelus Nigro e conhecer mais detalhes.
Na Otoplastia, é feita uma incisão atrás da orelha. Tal incisão segue a dobra natural da pele para retirar o excesso de cartilagem e pele atrás das orelhas. Assim faz-se o reposicionamento para que fiquem mais próximas do crânio.
A cirurgia é rápida, simples. O tempo de internação varia de acordo com a condição do paciente. Em geral, o tempo médio é entre 12 e 24 horas que pode se estender por até 48 horas em alguns casos.
A Cirurgia das Orelhas tem duração entre 1 e 2 horas.
A utilização da faixa cirúrgica após a operação de Otoplastia deve ser utilizada para dormir e desempenhar atividades físicas, durante 30 dias. No entanto, entre 24 e 48 horas depois da cirurgia, o paciente deve voltar ao consultório médico para a remoção do curativo e avaliação médica.
Os adultos devem ter 5 dias de repouso total para recuperação adequada da cirurgia. A depender da sua atividade laboral, o atestado pode ser estendido para 14 dias.
Já para as crianças, a recomendação é de que voltem às atividades em 7 dias.
O resultado almejado só é visto após 90 dias da realização do procedimento. Entretanto, entre 5 e 7 dias já é possível ver 80% do resultado final da sua cirurgia.
Qualquer pessoa acima dos 5 ou 6 anos de idade pode fazer a Otoplastia, desde que: não seja hipertenso ou diabético e não esteja fazendo controle das doenças ou não tenha infecção em qualquer parte do corpo.
A criança deve passar pela avaliação de um pediatra e do cirurgião plástico para avaliação, com indicação de alguns exames médicos.
Além disso, outros critérios serão avaliados, como: agitação da criança e rotina, dentre outros fatores que podem interferir no pós-operatório.
Só deve-se optar pela Otoplastia caso seja possível seguir à risca todas as recomendações para recuperação após a cirurgia.
Após o procedimento, a principal recomendação é que a criança durma com a barriga para cima.
É uma cirurgia bastante simples e, normalmente, os pacientes não apresentam dores após o procedimento.
Entretanto, caso apresente alguma queixa no pós-cirúrgico, você deve entrar em contato com o seu cirurgião plástico.
Prazer, eu sou o Dr. Marcelus Nigro, Cirurgião Plástico, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332 e conto com mais de 20 anos de cuidados especializados com pacientes brasileiras(os) e estrangeiras(os), experiência em atendimento e práticas cirúrgicas.
Somado a isso, conto com uma equipe médica qualificada, ambiente cirúrgico seguro e equipamentos modernos para a realização dos procedimentos.
Estou sempre atento a cada detalhe e aos anseios de cada paciente. A saber, apresento as intervenções mais adequadas em cada caso de cirurgia plástica, para resultados naturais e duradouros.
Além disso, vejo a cirurgia plástica não só como um procedimento estético, mas também funcional, que contribui para a saúde física e mental de cada paciente.
© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados.
Responsável Técnico: Dr. Marcelus Nigro CRM 16678 / RQE 12332
Nosso material tem como único objetivo fornecer informações e não deve ser utilizado
para realizar autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação.
Em caso de dúvidas, consulte um médico.