Search
Close this search box.

Todas as respostas para suas dúvidas sobre Rinoplastia

Mulher pensativa sobre a Rinoplastia

A Rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais procuradas dos últimos anos por pacientes de todas as idades e sexos. 

A Rinoplastia pode ser feita em três modalidades: Aberta, Estruturada ou Fechada e é um procedimento cirúrgico voltado para a correção da funcionalidade nasal, além da simetria e proporcionalidade facial.

Com isso, através de técnicas avançadas e modernas que permitem modelar o nariz, a maior parte das queixas que os pacientes apresentam ao chegar no consultório são solucionadas. 

No entanto, como em quaisquer casos de operação, é comum ter dúvidas e algumas incertezas com relação à Rinoplastia.

Sabendo disso, estão listadas aqui as principais dúvidas relacionadas à cirurgia para responder e tornar mais claras as informações mais relevantes acerca do procedimento. 

  1.  Quanto tempo preciso ficar internado (a) para realizar a Rinoplastia? 

Normalmente, o paciente fica internado entre 6 e 8 horas após a cirurgia. Somente em raros casos que a internação pode prosseguir até o dia seguinte. 

Geralmente, o paciente tem alta no mesmo dia, por tratar-se de um procedimento relativamente simples e rápido, com duração entre 2 e 3 horas.

  1. Como é a cicatriz da Rinoplastia?

Existem três tipos de Rinoplastia: aberta, estrutura e fechada. Em todos os casos, a cirurgia deixa cicatrizes muito discretas.

No caso da Rinoplastia fechada, as cicatrizes são internas, não sendo visíveis.

Entretanto, caso seja utilizada a técnica aberta ou a estruturada, a cicatriz é muito pequena na região entre as narinas e torna-se invisível após alguns meses. 

  1. O que é Rinoplastia Aberta, Fechada e Estruturada?

A Rinoplastia Aberta é uma técnica que deixa toda estrutura nasal exposta, que permite ao cirurgião plástico fazer todos os procedimentos necessários em uma única operação.

Aqui, o médico tem a possibilidade de remodelar, remover ou adicionar tecidos à cartilagem de maneira muito mais assertiva. 

Entretanto, existe também a Rinoplastia Fechada, que trata-se da primeira cirurgia voltada para correção na região nasal. 

É utilizada para procedimentos mais sutis, através de incisões intranasais. Porém, ela não traz ao médico uma visão total do interior das narinas.

Ademais, a técnica mais moderna utilizada para correção de questões estéticas e funcionais na região das narinas é a Rinoplastia Estruturada.

A técnica estruturada para fazer a Rinoplastia é um procedimento para corrigir a estrutura nasal, em que os ligamentos nasais são interrompidos e, em alguns casos, as estruturas cartilaginosas e ósseas são reduzidas e moldadas.

Dessa forma, a Rinoplastia Estruturada permite avaliar de maneira assertiva qual deve ser a moldagem utilizada para cada paciente, em específico. 

Essa modalidade da Rinoplastia, permite que o cirurgião plástico corrija tanto questões estéticas, quanto funcionais.

  1. A respiração fica prejudicada durante o pós-operatório? 

É preciso estar ciente de que durante os primeiros dias após a cirurgia haverá um incômodo causado pelo procedimento. Entretanto, é um sintoma rápido, que entre 7 e 10 dias some.

Contudo, essa reclamação ocorre devido aos splints nasais, tubos de silicone colocados no interior do nariz para sustentação. 

Ademais, a respiração volta ao normal rapidamente, mesmo que o pós-cirúrgico ainda dure mais algum tempo, com outros cuidados necessários para se recuperar totalmente.

  1. Como é a dor nos dias que prosseguem a cirurgia? 

A principal dúvida e receio da maior parte dos pacientes é se ficará dolorido e o quão intensa é a dor.

No entanto, a maioria dos pacientes descreve a dor do pós-operatório como leve e é facilmente controlada com analgésicos prescritos pelo médico.

Ademais, por tratar-se de um cirurgia rápida e bastante tranquila, os dias após a cirurgia seguem esse mesmo padrão e o paciente deve apenas seguir recomendações básicas para cuidar e manter os resultados. 

  1. Qual é a idade mínima para realizar a Rinoplastia? 

A princípio, a partir dos 15 anos já é possível agendar uma Rinoplastia para corrigir falhas e algumas queixas estéticas do (a) paciente. 

Entretanto, existem exceções e será necessário avaliar a maturidade e fase de crescimento do (a) paciente para, então, agendar o procedimento. 

Para isso, o cirurgião plástico solicita uma série de exames e faz avaliações sobre a saúde do candidato à intervenção cirúrgica. 

  1. Quanto tempo leva para perceber os primeiros resultados?

Após 30 dias da cirurgia, o paciente já consegue notar grandes mudanças na região e o avanço rumo ao resultado desejado. 

Todavia, para ser concluída a definição do novo contorno nasal e o resultado da cirurgia ser definitivo leva até 1 ano. 

Seja como for, o ideal é seguir o acompanhamento com o cirurgião até que ele lhe libere das consultas.

O que mais você quer saber sobre a Cirurgia de Rinoplastia? 

Um dos procedimentos estéticos mais falados e procurados dos últimos anos, a Rinoplastia é cercada de mitos e gera muitas dúvidas em quem está procurando por uma solução para corrigir o formato do próprio nariz.

Aqui, as dúvidas mais frequentes sobre a cirurgia estão respondidas. 

Mas se a sua dúvida não estiver entre as respondidas por aqui, não deixe de entrar em contato com o Dr. Marcelus Nigro para esclarecer todas as suas questões. 

Aproveite e agende uma consulta. Será um prazer recebê-lo (a)!

Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro