Você já ouviu falar na Cirurgia de Lifting de Face?
Também conhecida como Ritidectomia, este é um procedimento voltado para pessoas que desejam rejuvenescer a pele, sem abrir mão do aspecto natural.
Entretanto, como em quaisquer procedimentos cirúrgicos, estar atento a todos os detalhes é fundamental antes de decidir se quer mesmo passar por uma cirurgia.
Ademais, como as cirurgias plásticas, em maioria, são eletivas, cabe ao paciente, junto à avaliação do médico, refletir sobre a real necessidade do procedimento.
Para elucidar todas as questões acerca da cirurgia de Lifting de Face, trouxemos clareza à todas as informações pertinentes a esse procedimento.
Afinal, o que é A CIRURGIA DE LIFTING DE FACE?
A Ritidectomia ou Lifting de Face é uma cirurgia plástica que visa corrigir alguns sinais do envelhecimento na face e no pescoço promovendo resultados naturais.
Esta é uma das cirurgias plásticas faciais mais procuradas dos últimos anos, pois traz uma aparência mais leve, jovial e feliz ao (à) paciente.
Ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, a técnica não utiliza nenhum método para esticar a pele do rosto.
Ademais, estamos tratando de uma intervenção muito mais completa e, apesar de ser um procedimento cirúrgico pouco invasivo, é também uma cirurgia muito mais complexa que apenas “esticar a pele”.
Além disso, é um procedimento que minimiza os sinais de envelhecimento, reduzindo a flacidez da pele e sulcos profundos na área.
O termo “Lifting” vem de “lift”, que é uma palavra de origem no idioma inglês e que significa “levantar”.
Indo além, o Lifting Facial visa o reposicionamento da musculatura, gordura facial e remoção do excesso de pele na região do rosto e pescoço para promover os resultados almejados.
Assim, a partir dessa técnica, é possível alcançar o objetivo de proporcionar um resultado natural, que não tenha impacto nas expressão faciais do paciente.
Com isso, o temor daquele aspecto “esticado” e muito artificial, que a grande maioria dos (as) candidatos (as) ao procedimento têm, pode ser dissipado.
Além da questão estética, a Ritidoplastia também melhora questões funcionais no rosto.
Como é feito o procedimento?
No mais, o Lifting Facial dura entre 2 e 3 horas. As incisões são feitas de acordo com as queixas de cada paciente. Entretanto, variam entre couro cabeludo, na frente ou atrás das orelhas e abaixo do queixo.
Assim, os cortes são feitos em locais estratégicos para que as cicatrizes não fiquem evidentes.
E é através das incisões que os tecidos são reposicionados para trazer o aspecto mais jovial desejado pelo paciente.
Contudo, a blefaroplastia pode ser indicada como aliada em alguns casos, para alcançar um resultado mais satisfatório, natural e rejuvenescido.
Estamos falando de uma cirurgia de baixíssimo risco e que, raramente, traz algum tipo de complicação ao paciente.
Além disso, também é necessário um curto período de internação e o pós-cirúrgico tende a ser tranquilo e com pouca dor.
Como é o passo-a-passo para agendar umA CIRURGIA DE Lifting de Face?
O início da jornada em busca de uma aparência mais jovem através da cirurgia de Lifting de Face está no agendamento de uma consulta de avaliação junto ao cirurgião plástico de sua confiança.
O médico vai avaliar se a necessidade de uma intervenção cirúrgica é real baseando-se nas queixas do paciente e nos resultados que podem ser alcançados a partir do procedimento.
Em seguida, alguns exames são solicitados, que variam de acordo com a idade do (a) paciente e a preexistência de doenças.
Após fazer todos os exames indicados, o (a) paciente deve retornar ao consultório para apresentar os resultados, que serão analisados para confirmar se a cirurgia pode/deve (ou não) ser feita.
Então, a cirurgia pode ser marcada e todos os cuidados pré-cirúrgicos são passados ao paciente, tais como:
- Suspender o tabagismo;
- Não tomar medicamentos anticoagulantes;
- Não usar produtos para o cabelo no dia da cirurgia;
- Não usar cremes faciais na véspera do procedimento;
- Fazer jejum alimentar pelo período indicado pelo médico;
- Não utilizar maquiagens no dia que antecede o lifting facial;
- Suspender o uso de medicamentos naturais e anti-inflamatórios.
Portanto, o bom andamento da sua cirurgia depende também do seu comprometimento em seguir as recomendações médicas.
Como é o pós-cirúrgico?
Normalmente, o paciente necessita de um curto período de internação após o procedimento de Lifting de Face.
Entretanto, os cuidados pós-cirúrgicos seguem nos próximos meses para não comprometer o resultado final da operação.
As principais recomendações médicas são repouso absoluto entre os 7 e 10 primeiros dias, elevar a cabeça ao dormir ao longo de 7 dias e utilizar a faixa modeladora indicada.
Além disso, as atividades físicas devem ser retomadas em 30 dias e os esportes de contato podem ser praticados após 60 dias de cirurgia.
Contudo, nos três meses subsequentes, é bom se expor ao sol apenas com chapéu, bastante protetor solar e óculos de sol.
Seguindo estes cuidados, em 90 dias o paciente já consegue notar o resultado final da cirurgia, que é quando o inchaço se esvai por completo.
Ademais, em nossa clínica contamos um profissional especializado em drenagem linfática.
O inchaço é o principal sintoma pós-cirúrgico, que pode ser controlado e reduzido com a drenagem que estimula o sistema linfático a trabalhar com mais rapidez.
Dito isso, contamos também com outros profissionais que oferecem serviços de cosmiatria a nossos pacientes.
Rejuvenescer com naturalidade e segurança é possível!
Se você tem interesse em saber mais sobre os procedimentos faciais realizados pelo Dr. Marcelus Nigro, entre em contato para agendar uma consulta de avaliação.
Será um prazer conversar com você!
Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro
Dr. Marcelus Nigro
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.