Search
Close this search box.

3 Conselhos para Insatisfação com seu Olhar

3 Conselhos para insatisfação com seu olhar

Esses “3 Conselhos para insatisfação com seu olhar” visam o número crescente de pessoas que têm buscado a Blefaroplastia, ou Cirurgia das Pálpebras, graças ao avanço da ciência e ao desenvolvimento de novas técnicas no campo da cirurgia plástica.

De um lado, isso é bastante positivo, pois favorece a melhoria da qualidade de vida para quem convivia com dificuldades relacionadas tanto à saúde física quanto ao seu lado emocional.

No entanto, devemos considerar um outro aspecto, igualmente moderno, a saber, a grande presença das redes sociais em nossas vidas.

Assim, é fácil cair na armadilha de comparar sua aparência com a de outras pessoas, especialmente porque estamos sempre expostos a imagens perfeitas, mesmo sabendo que tais imagens, muitas vezes editadas, não representam a realidade.

Não há nada de errado em ter algum grau de insatisfação com a própria aparência, como no caso de tudo o que envolve o olhar.

Entretanto, uma avaliação criteriosa, realizada por um especialista, é o ponto de partida para decidir se a cirurgia será ou não o caminho para tratar a insatisfação com o próprio olhar.

Mas, primeiramente, cabe perguntar por que aconselhar alguém que se sente insatisfeito com seu olhar.

De maneira geral, há alguns fatores físicos geradores dessa insatisfação:

✅ Excesso de pele ou de gordura em volta dos olhos;

✅ Pálpebras caídas que podem chegar a prejudicar a visão.

Assim, condições físicas podem gerar um ar cansado ou até mesmo um olhar triste e, em consequência, a pessoa passa a ter dificuldades relacionadas à própria aparência e autoimagem.

Por exemplo, algumas pessoas relatam não conseguir se maquiar porque borra e outras até mesmo evitam sorrir. 

Um cirurgião plástico poderá indicar a Blefaroplastia para tratar essas condições físicas.

Além desses fatores, é preciso mencionar as diferentes insatisfações dos pacientes com o seu olhar. Para cada caso, o cirurgião pode propor uma técnica específica.

Entretanto, é pertinente oferecer um mini guia para orientar quem está em busca de uma solução estética para o seu olhar.

Excesso de pele e/ou flacidez criando dobras nas pálpebras superiores ou ainda o excesso de gordura nessa região

Nesse caso, trata-se da Blefaroplastia Superior. Durante esse procedimento, o cirurgião remove os excessos, eliminando o aspecto de inchaço em torno dos olhos.

Excesso de pele e rugas na região inferior dos olhos, bolsas abaixo do globo ocular, queda das pálpebras inferiores em consequência da idade

Aqui, temos a Blefaroplastia Inferior que, ao remover esses excessos, elimina o aspecto de cansaço, rejuvenescendo o rosto e o olhar do paciente.

Sobrancelhas e supercílios caídos

Lifting de supercílios é o procedimento indicado para a elevação de sobrancelhas ou supercílios, eliminando o aspecto de cansaço e tristeza do paciente.

Ressalta-se que as técnicas acima são as menos invasivas. Visam proporcionar à pessoa um resultado natural, devolvendo-lhe um aspecto jovial e, como consequência, permitindo-lhe recuperar a autoestima.

Seguramente, haverá um procedimento específico para quem se sente insatisfeito com o próprio olhar, dependendo da análise do cirurgião.

Mas, antes de dar esse passo,  aqui estão os “3 Conselhos para insatisfação com o seu olhar”.

Procurar um cirurgião plástico

Com certeza, esse é o primeiro conselho, uma vez que o cirurgião plástico é o profissional competente para avaliar os fatores físicos mencionados anteriormente.

Reconhecidamente, a maior motivação dos pacientes, ao buscarem solucionar a insatisfação com seu olhar, está relacionada a alguma dificuldade com a autoimagem. Para alguns, a própria visão já está prejudicada em decorrência do excesso de pele nos olhos.

Assim sendo, todos esses casos afetam a autoconfiança e a autoestima.

Portanto, o cirurgião plástico avalia igualmente as condições emocionais do paciente antes de chegar à decisão sobre a Blefaroplastia.

Dessa forma, aconselha-se à pessoa a aproveitar esses primeiros contatos com o cirurgião plástico para colocar todas as suas dúvidas e falar de suas insatisfações com seu olhar.

Observar todos os passos do período pré-operatório

Em seguida, o cirurgião solicitará a realização de exames laboratoriais, necessários para a identificação de doenças pré-existentes e avaliação dos hábitos do paciente.

Confirmada a indicação da cirurgia, poderá ser necessário suspender alguns medicamentos e o paciente receberá orientações específicas, como não ingerir bebidas alcoólicas e não fumar.

Seguramente, seguir todos os passos do período pré-operatório é um dos conselhos fundamentais para o sucesso da cirurgia e a obtenção do resultado esperado.

Respeitar as recomendações do cirurgião para a recuperação pós-cirurgia

Primeiramente, é importante ressaltar que a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico de baixo risco. Sua duração não excede duas horas. É pouco invasiva e sua cicatriz é imperceptível. A alta se dá entre 12 e 24 horas após a cirurgia.

O terceiro conselho para quem se sente insatisfeito com o próprio olhar não poderia ser outro senão respeitar as recomendações médicas para o período pós-operatório. Disso também depende, enormemente, o sucesso da Blefaroplastia.

Entre as recomendações para essa fase de recuperação, podemos citar:

  • 48 horas de repouso com a cabeça elevada sobre dois travesseiros;
  • 7 dias antes de retomar atividades relacionadas a trabalho;
  • 30 dias antes de retomar atividades esportivas;
  • 30 dias para voltar a usar maquiagem em torno dos olhos;
  • 3 meses tomando cuidado para não se expor ao sol;
  • Para pacientes fumantes, recomenda-se 40 dias sem fumar.

“3 Conselhos + 1 para insatisfação com o próprio olhar”.

Diante do exposto, se uma pessoa está insatisfeita com seu olhar, ela deve buscar aconselhamento junto a um cirurgião plástico qualificado.

Paralelamente, ela deve se munir de todas as informações essenciais para chegar ao resultado desejado e considerar que esse primeiro passo é parte de um processo mais amplo de cuidar de si mesma, melhorando sua autoestima e autoconfiança.

Em sua clínica, o Dr. Marcelus Nigro está à disposição para fornecer essas e outras informações que se fizerem necessárias.

Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro

Dr. Marcelus Nigro

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.