Search
Close this search box.

Recuperação de uma cirurgia plástica facial: Quanto tempo demora?

A cirurgia facial é o procedimento indicado para quem deseja rejuvenescer seu rosto, mas sem fazer grandes modificações. Seguir as recomendações do seu cirurgião plástico para o pós-operatório garante uma recuperação segura e resultados duradouros. É, também, uma forma de refletir sobre quanto tempo leva a recuperação de uma cirurgia plástica facial.

Uma mulher refletindo sobre a recuperação de uma cirurgia plástica facial.

A cirurgia facial é o procedimento indicado para quem deseja rejuvenescer seu rosto, mas sem fazer grandes modificações nas expressões faciais. Seguir as recomendações do seu cirurgião plástico para o pós-operatório garante uma recuperação segura e resultados duradouros. É, também, uma forma de refletir sobre quanto tempo leva a recuperação de uma cirurgia plástica facial.

A cirurgia plástica facial também é conhecida como lifting facial, ritidoplastia, facelift, plástica facial ou ainda ritidectomia. Perguntas sobre a sua recuperação e sobre os seus resultados estão presentes desde a primeira consulta com o cirurgião plástico. 

Isso é totalmente compreensível. A paciente deseja ter certeza se alcançará seu objetivo estético tão almejado e o médico sabe que tudo dependerá dos cuidados tomados desde o pré-operatório.

Neste ponto inicia-se uma relação de confiança fundamental entre médico e paciente. 

Portanto, é fundamental a paciente seguir todas as indicações do cirurgião após a cirurgia e mantê-lo informado sobre qualquer intercorrência.

Vale também ressaltar o respeito às características do organismo de cada paciente. 

Afinal, trata-se de uma cirurgia e, no início da recuperação, deve-se tomar todos os cuidados necessários para evitar, de um lado, contaminações e, de outro, movimentos que possam afetar a cirurgia recém-realizada.

Seguramente, trata-se de permitir ao corpo realizar seu processo natural de cicatrização e recuperação.

Por outro lado, o tempo de recuperação varia muito de pessoa para pessoa, envolvendo características genéticas, fisiológicas e até de hábitos, dieta e estilo de vida.

Além disso, uma cirurgia facial pode incluir vários procedimentos, como a blefaroplastia ou a rinoplastia, por exemplo.

Portanto, a recuperação dependerá, também, do grau de complexidade envolvido na cirurgia.

Em princípio, não há necessidade de longa permanência no hospital após uma cirurgia plástica facial.

Dessa forma, toda a atenção será voltada para os cuidados da paciente em sua casa.

Para chegarmos ao tempo aproximado de recuperação de uma cirurgia plástica facial, vamos olhar mais de perto algumas de suas fases principais.

Quais são, então, as principais fases da recuperação de uma cirurgia plástica facial?

Inchaço do rosto

Nas primeiras semanas, sim, é esperado o rosto ficar inchado e roxo. 

Sempre lembrando que tudo depende do grau de complexidade da cirurgia, se envolveu vários procedimentos ou não, é possível prever a seguinte evolução:

  • Primeira semana: os pontos permanecem, é necessário repouso, manter a cabeça elevada e não se expor ao sol;
  • Segunda semana: os pontos são retirados, os edemas continuam, já é possível sair, mas tomando algumas precauções, como usar óculos escuros;
  • Terceira semana: o inchaço diminui sensivelmente, já é possível usar maquiagem e, dependendo da evolução, atividades físicas leves serão liberadas, salvo se houver exigências de cuidados especiais.

A cicatrização

Logo após a cirurgia, o organismo já começa o processo de cicatrização.

Aqui também há algumas fases, com durações diferentes.

Mas, é fácil reconhecer o início, com a formação daquela “casca” sobre o ferimento. 

O corpo age rápido e essa primeira fase dura poucos dias.

Prosseguindo, acontecerá o processo de reconstrução dos novos tecidos. Ela pode durar até 25 dias.

Finalmente, o corpo trabalhará no fortalecimento desses novos tecidos. 

É possível acelerar o tempo de recuperação após uma cirurgia plástica facial?

Como foi dito acima, a recuperação após uma cirurgia plástica facial depende de diversos fatores, mas o principal talvez seja o tempo do próprio corpo da pessoa e do seu estado geral de saúde.

Com efeito, não se pode pular nenhuma das etapas mencionadas anteriormente, mas é possível, sim, facilitar o processo.

Consulte o seu cirurgião plástico sobre cuidados específicos ao seu caso, mas podemos citar alguns, associados ao repouso e demais precauções já mencionadas:

  • Compressas geladas;
  • Drenagem linfática;
  • Recursos da cosmiatria (tratamentos e produtos para a pele indicados por médicos dermatologistas);
  • Evitar álcool e fumo pelo menos durante 40 dias;
  • Alimentação saudável;
  • Bastante água;
  • Lavar o cabelo somente após a retirada do curativo;
  • Tingir o cabelo ou usar secador quente somente quando o médico liberar.

Aparência das cicatrizes

Graças às modernas tecnologias a serviço da cirurgia plástica, aliadas à experiência de um bom cirurgião plástico, as marcas são praticamente imperceptíveis.

Ou seja, os processos mais profundos de cicatrização e de recuperação podem até levar um pouco mais de tempo, mas à medida que os inchaços vão desaparecendo, o “novo rosto” já é perceptível.

O Dr. Marcelus Nigro tem, em sua clínica, todos os recursos necessários para o acompanhamento de suas clientes antes, durante e depois das cirurgias.

Salienta-se que ele conta com uma equipe coesa e altamente qualificada para garantir um atendimento completo a cada paciente, dando-lhe segurança e conforto.

Enfim, todos os processos relatados neste artigo referem-se ao desenvolvimento físico e fisiológico envolvendo o tempo de recuperação de uma cirurgia plástica facial.

No entanto, há os aspectos emocionais igualmente presentes.

Na verdade, eles são os motivos pelos quais a paciente procurou o cirurgião plástico.

Portanto, uma outra forma de a pessoa facilitar o processo de recuperação é manter-se calma, relaxada, confiando plenamente no seu médico e no bom resultado da cirurgia.

Quer saber mais sobre quanto tempo demora a recuperação de uma cirurgia plástica facial?

Agende uma consulta com o Dr. Marcelus Nigro. Ele terá o maior prazer em fornecer todas as informações necessárias. 

Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro

Dr. Marcelus Nigro

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.