A cirurgia de Lifting Facial ou Ritidectomia, como também é conhecida, é um procedimento cirúrgico que visa corrigir rugas, flacidez e remover o excesso de pele sem interferir nas expressões em busca da beleza e autoestima.
Em geral, é um procedimento relativamente simples e a duração da cirurgia não ultrapassa as 3 horas de duração.
Em alguns casos, os pacientes optam por realizá-la em conjunto à Blefaroplastia, para conseguirem um resultado mais natural e harmônico.
Visto que a Blefaroplastia corrige queixas relacionadas às pálpebras, que podem cair ao longo dos anos e causar a impressão de cansaço e envelhecer a imagem do paciente.
Ademais, o paciente necessita de curta internação após a Ritidectomia e os cuidados pós-operatórios são específicos, mas simples.
Mas e com relação ao pré-operatório? Como é a preparação para o Lifiting Facial?
Essa é uma dúvida bastante comum, pois os cuidados antes da operação são fundamentais para o seu sucesso.
Para esclarecer todas as dúvidas acerca do tema, listamos os cuidados principais que os pacientes devem ter antes da cirurgia.
Quais são os primeiros passos para agendar uma cirurgia de Lifting Facial?
Os cuidados pré-operatórios são primordiais para que a cirurgia aconteça de maneira segura, sem complicações e seja eficaz.
Antes de mais nada, o primeiro cuidado que você precisa ter é com a escolha do cirurgião.
O que você precisa analisar na sua escolha é se o médico é um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Além disso, busque informações também sobre o local em que acontecerá a intervenção cirúrgica, se segue todas as normas e requisitos de segurança exigidos pelos órgãos de saúde.
Se você buscar por informações do Dr. Marcelus Nigro, verá que ele cumpre todos esses requisitos e coloca, acima de tudo, o bem-estar do paciente.
O Dr. Marcelus é membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332 e conta com mais de 20 anos de cuidados especializados com pacientes brasileiras(os) e estrangeiras(os) e experiência em atendimento e práticas cirúrgicas.
Além disso, contamos em nosso consultório com uma equipe completa, que inclui instrumentadora cirúrgica, suporte técnico de enfermagem e fisioterapia, garantindo a cada paciente uma recuperação segura e tranquila em todos os estágios de sua intervenção.
Somado a isso, o Dr. Marcelus realiza todos os seus procedimentos em hospitais e clínicas parceiros, como a Clínica Los Angeles e o renomado Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba, do qual é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras na ala universitária.
Após a escolha do seu cirurgião, o próximo passo é conversar com ele para conhecê-lo e para que ele possa entender melhor seus objetivos.
Afinal, você pode estar em busca de um procedimento, mas ao final, ele é quem irá indicar o melhor caminho para promover o seu bem-estar.
E agora? Quais são os cuidados pré-operatórios?
A partir daí, o paciente é encaminhado pelo cirurgião para realizar exames de checagem geral da saúde e para uma avaliação minuciosa de suas condições físicas e mentais.
Entretanto, os exames a serem pedidos pelo médico podem variar de acordo com a idade e a preexistência de doenças.
Com a cirurgia marcada, o paciente precisa ter alguns cuidados básicos e restringir o consumo de algumas substâncias.
À priori, o paciente deve evitar o consumo de cigarros e bebidas alcoólicas nas duas semanas que antecedem a cirurgia.
Além disso, algumas substâncias contidas em medicamentos também devem ser evitadas.
Por isso, seja claro ao seu médico quanto à saúde e os medicamentos que você toma com frequência, para que ele possa fazer essa observação.
Com a alimentação, é necessário que o paciente evite consumir alimentos muito pesados e deve fazer jejum entre 8 e 10 horas antes do procedimento, a depender da orientação do seu médico.
Com relação aos cabelos, é importantíssimo que o paciente lave bem os cabelos no dia anterior à cirurgia, principalmente na região próxima à face.
Em resumo, esses são os cuidados mais intensificados que os pacientes devem ter nos dias que antecedem a cirurgia.
No dia da cirurgia, o que fazer?
Como já dito anteriormente, você deve seguir a orientação de jejum do seu cirurgião plástico para o dia da cirurgia.
Entretanto, também é recomendado que não use cremes e maquiagens no dia anterior e no dia em que irá passar pelo procedimento.
Além disso, vá para o hospital em que a cirurgia será feita com roupas que sejam confortáveis.
Ainda, leve consigo um óculos de sol e um lenço para a cabeça, pois ao sair do hospital, você irá proteger a cirurgia.
Como é necessária somente uma curta internação após o procedimento, esses cuidados básicos vão garantir máximo conforto na sua volta para casa.
Quer saber mais sobre a Cirurgia de Lifting Facial?
Se você precisa tirar mais dúvidas sobre a intervenção ou quer agendar uma avaliação, entre em contato com o Dr. Marcelus.
Será um prazer recebê-lo aqui!
Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro
Dr. Marcelus Nigro
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.