Search
Close this search box.

Cirurgia de Pálpebras e sua Recuperação

Cirurgia de Pálpebras e sua Recuperação

O período pós-operatório de qualquer cirurgia sempre preocupa as pessoas, de forma geral. Por essa razão, a cirurgia de pálpebras e sua recuperação é um tema recorrente quando se trata de procedimentos cirúrgicos estéticos, e merece toda atenção.

Muitas mulheres sonham com a correção estética de suas pálpebras, mas demoram para tomar a decisão de fazer a cirurgia com receio do pós-operatório.

Se esse for o seu caso, tranquilize-se. Este artigo traz as principais informações sobre a recuperação da cirurgia das pálpebras.

O que é a cirurgia das pálpebras?

A cirurgia das pálpebras ou blefaroplastia é uma técnica cirúrgica cujo objetivo é reduzir o excesso de pele e os bolsões de gordura na região das pálpebras.

Sua função é predominantemente estética porque reposiciona as pálpebras, renova o olhar da pessoa, atenua os sinais e linhas de expressão e dá ao seu rosto um ar mais jovem e menos cansado.

No entanto, a cirurgia das pálpebras também pode ser funcional, pois o excesso de pele acaba prejudicando a visão do paciente em alguns casos.

Como é a recuperação da cirurgia das pálpebras?

A cirurgia das pálpebras é relativamente tranquila

Antes de falarmos sobre a recuperação, é interessante saber que esta cirurgia é relativamente simples, durando em média duas horas e pode ser realizada tanto na pálpebra superior quanto na inferior. O paciente fica internado no máximo um dia.

Em decorrência, a recuperação da cirurgia das pálpebras tende a ser tranquila.

Cuidados a serem tomados durante o período de recuperação da cirurgia

Em qualquer cirurgia, os cuidados no período pós-operatório são fundamentais. Não é diferente na cirurgia das pálpebras.

No entanto, se o paciente seguir à risca as recomendações do cirurgião plástico, ele terá uma recuperação bastante tranquila.

Há um desconforto próprio de um procedimento cirúrgico, assim como são esperados os hematomas e o inchaço.

Alguns cuidados vão aliviar todo esse processo.

  • Em primeiro lugar, tudo começa com o repouso. O paciente deve organizar sua agenda para reservar, para si, um momento de tranquilidade e descanso;
  • Em seguida, vêm os cuidados com a higiene, sempre com água e sabão neutro;
  • As compressas frias no local da cirurgia também ajudam bastante na recuperação;
  • Evitar o uso de lentes de contato nas duas primeiras semanas, substituindo-as por óculos de grau, além disso, usar óculos escuros por 30 dias. Chapéus são muito bem-vindos;
  • Reduzir álcool, fumo e comidas gordurosas;
  • Não se expor à luz do sol;
  • Voltar às atividades físicas somente depois de 30 dias;
  • Dirigir apenas depois de pelo menos 3 dias;
  • Em relação à maquiagem, os corretivos são uma alternativa para disfarçar os hematomas, porém evitar os demais produtos durante os primeiros 15 dias após a cirurgia;
  • Os cirurgiões também recomendam não cozinhar. Se você não tiver alguém para auxiliar durante esse período, é melhor deixar tudo organizado antes da cirurgia. A visão está embaçada, não se arrisque mexendo com facas e fogo. Além disso, os vapores e o calor prejudicam a recuperação.

Usar chapéu e óculos escuros após a cirurgia das pálpebras

Recuperação da cirurgia das pálpebras: cicatrizes e resultado

Perguntas sobre as cicatrizes e sobre quando o resultado será visível, após a cirurgia das pálpebras, são compreensivelmente muito comuns.

Tanto as incisões quanto os pontos são feitos de maneira imperceptível, portanto, as cicatrizes ficarão invisíveis.

Por outro lado, o paciente poderá perceber os primeiros resultados a partir da segunda semana. Para observar resultados mais completos, é preciso aguardar a finalização do processo de cicatrização, o que pode levar até 3 meses.

Expectativas em relação à cirurgia das pálpebras

Para quem sofre com o excesso de pele e gordura nas pálpebras, a blefaroplastia é a indicação mais recomendada com o objetivo de recuperar um olhar jovial e mais vivo.

No caso das mulheres, a flacidez do tecido na região dos olhos causa dificuldades ao se maquiar, aumentando sua insatisfação com o próprio olhar.

A partir dos 18 anos de idade o cirurgião plástico pode indicar a cirurgia das pálpebras tanto para homens quanto para mulheres.

O fato de as novas técnicas em cirurgia plástica oferecerem resultados cada vez mais efetivos, tem atraído um número crescente de pessoas que buscam conquistar uma aparência rejuvenescida, condizente com a dinâmica da vida moderna.

Assim, fortalecem sua autoestima e autoconfiança. Afinal, todos conhecemos o poder da comunicação através do olhar.

Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia de pálpebras e sua recuperação?

Dr. Marcelus Nigro, cirurgião plástico em CuritibaAgende um horário com o Dr. Marcelus Nigro!

Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro

Dr. Marcelus Nigro

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.