O que são cirurgias da face combinadas e quais são seus benefícios?
Cirurgias da face combinadas ou associadas são, como o próprio nome indica, vários procedimentos feitos em uma só intervenção cirúrgica.
No entanto, como se trata de um processo bastante complexo, o cirurgião plástico realiza uma avaliação criteriosa para definir as combinações possíveis, de acordo com o que o paciente deseja, mas também considerando diversos fatores tais como o estado geral de saúde da pessoa interessada, idade e ausência de doenças crônicas.
Igualmente, é preciso levar em conta o tempo máximo em que a paciente permanecerá anestesiada em função do tipo indicado para a combinação de cirurgias da face.
Graças aos avanços da medicina e às modernas técnicas desenvolvidas no campo da cirurgia plástica, é possível oferecer ao público interessado, opções seguras nos diversos procedimentos em separado ou combinados.
Neste artigo vamos abordar algumas das combinações de cirurgias da face mais comumente realizadas.
Benefícios da combinação de cirurgias da face
Evidentemente, combinar cirurgias traz vários benefícios para o paciente. Vejamos alguns:
- Obter resultados mais completos, aproximando-os o mais possível das expectativas do cliente;
- Realizar só um período pré-operatório;
- Facilitar a recuperação simultânea dos procedimentos;
- Diminuir o tempo de afastamento das atividades, especialmente às relacionadas a trabalho;
- Reduzir custos relacionados a anestesista e internação hospitalar.
Ao longo do processo de recuperação, os benefícios da associação de cirurgias vão ficando mais evidentes e a pessoa pode, pouco a pouco, aproximar-se dos resultados esperados.
Embora a combinação de cirurgias da face ofereça todos esses benefícios para as pacientes, por ser uma escolha prática e segura, o procedimento combinado requer cuidados específicos desde o período pré-operatório.
Portanto, para garantir o melhor resultado possível, é fundamental seguir, rigorosamente, as recomendações do cirurgião plástico.
As combinações mais comuns de cirurgia da face
Blefaroplastia, ritidectomia ou ritidoplastia e lifting de supercílios: várias combinações possíveis
A blefaroplastia tem como objetivo o rejuvenescimento da região ao redor dos olhos, tendo uma influência direta sobre o olhar. Reduz bolsas de gordura, excesso de pele, ptose, rugas e flacidez.
De acordo com a área na qual o cirurgião realizará o procedimento, temos:
- Blefaroplastia superior, quando se trata de atuar nas pálpebras superiores;
- Blefaroplastia inferior, quando se trata das pálpebras inferiores.
Por outro lado, a ritidectomia, também conhecida como ritidoplastia ou ainda lifting de face, promove o rejuvenescimento do rosto, retirando o excesso de pele, reduzindo as rugas e linhas de expressão.
Igualmente, a ritidoplastia pode ser recomendada nos casos de flacidez facial e papada.
Quanto ao lifting de supercílios, ou lifting de sobrancelhas, temos um procedimento indicado para a redução da flacidez dessa região, literalmente “levantando” as sobrancelhas e, assim, diminuindo a aparência de tristeza ou de cansaço.
Embora tenhamos aqui três tipos de cirurgia – blefaroplastia, ritidectomia e lifting de supercílios – o cirurgião pode se decidir por várias combinações possíveis entre elas. Por exemplo:
- Blefaroplastia superior e inferior concomitantes;
- Blefaroplastia e ritidectomia;
- Blefaroplastia e lifting de supercílios;
- Ritidectomia e lifting de supercílios.
Seja qual for a associação definida pelo cirurgião, o objetivo dessas cirurgias é sempre obter um rejuvenescimento da face como um todo, de forma harmônica e a mais natural possível.
Blefaroplastia e rinoplastia: uma das associações mais realizadas
Para continuar com uma combinação de cirurgia da face incluindo a blefaroplastia já mencionada, vamos associá-la à rinoplastia.
A rinoplastia também visa a harmonização da face, mas através da adequação do formato do nariz. Seu objetivo é tanto estético quanto funcional e aqui temos mais uma combinação possível, ou seja, quando se trata de reduzir uma insatisfação com a aparência do nariz e, concomitantemente, sanar problemas como desvio de septo ou rinossinusite crônica.
A combinação entre blefaroplastia e rinoplastia é bem comum, uma vez que olhos e nariz são partes muito evidentes no rosto de uma pessoa. E, em tempos de muita exposição devido às redes sociais, acentuou-se o desejo de obter uma aparência mais equilibrada ou mesmo mais jovial.
Novamente, a combinação dos dois procedimentos é vantajosa para o paciente porque o resultado é mais completo. Ao mesmo tempo, a transformação do olhar valoriza a mudança do nariz e vice-versa.
Rinoplastia e ritidectomia: uma outra possibilidade de associar a transformação do nariz com uma intervenção no conjunto da face
Anteriormente, vimos rinoplastia e ritidectomia em outras combinações de cirurgia da face.
No entanto, ambas podem ser associadas em uma única cirurgia, especialmente em pacientes com idade aproximada de 50 anos e sinais acentuados de envelhecimento facial.
Com o avançar da idade, o nariz pode sofrer alterações, afetando a harmonia do rosto. Por sua vez, a pele do rosto perde elasticidade e tonicidade, dando origem às rugas e vincos faciais, assim como gordura na região da papada.
Dessa forma, a realização associada do lifting facial e da rinoplastia potencializa os resultados de cada procedimento e permite à paciente conquistar uma aparência mais jovial e mais autoconfiança.
Rinoplastia e otoplastia: duas cirurgias da face que também podem ser combinadas
Por último, vamos introduzir a otoplastia, ou seja, a cirurgia plástica indicada para diversas correções das orelhas, seja em relação ao tamanho, à forma ou ao ângulo.
Um dos casos mais comuns de malformação das orelhas são as orelhas proeminentes ou de abano, mas a otoplastia também pode ser recomendada em casos de malformações congênitas ou em consequência de traumas e acidentes.
Se tomarmos como exemplo, o caso de uma pessoa que deseja corrigir a giba (saliência no dorso do nariz) e simultaneamente as orelhas proeminentes, temos a possibilidade de uma combinação entre rinoplastia e otoplastia.
Recomendação final
Como vimos no decorrer deste artigo, combinar cirurgias da face traz, realmente, vários benefícios para o paciente.
No entanto, por se tratar de procedimentos bastante complexos, somente um cirurgião plástico experiente e com especialização nas cirurgias envolvidas está em condições de realizá-los.
Para mais informações sobre cirurgias da face combinadas e seus benefícios, agende uma consulta com o Dr. Marcelus Nigro.
Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro
Dr. Marcelus Nigro
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.