Search
Close this search box.

Como é a recuperação após uma otoplastia?

como-e-a-recuperação-apos-uma-otoplastia-dr-marcelus-nigro

Você deseja realizar uma cirurgia para correção das orelhas, mas tem dúvidas com relação à recuperação após uma otoplastia?

A Otoplastia é a cirurgia que visa a correção das orelhas proeminentes e outras queixas dos pacientes com relação a suas orelhas. 

Contudo, costuma ser uma intervenção que dura apenas entre 1 e 2 horas, em geral e sua recuperação tende a ser bastante tranquila.

Se você chegou até aqui com alguma queixa em relação às suas orelhas ou buscando informações para seu filho, mas tem dúvidas quanto à recuperação da cirurgia, vamos esclarecer todos os pontos. 

Dessa maneira, você poderá averiguar com clareza e informações reais todos os detalhes com relação à recuperação de uma cirurgia das orelhas. 

Como é o processo DE RECUPERAÇÃO APÓS UMA Otoplastia?

O pós-operatório da Otoplastia costuma ser bastante tranquilo, porém ainda exige cuidados específicos para o paciente. 

A princípio, logo após o término da cirurgia, o paciente já recebe alta e vai para casa com um curativo compressivo envolvendo as orelhas.

Atento a isso, esse curativo deve ser retirado em sete dias no local onde a cirurgia foi realizada.

Nesse período, é comum que o paciente se queixe de algum incômodo na região em que houve a intervenção, mas esse desconforto será minimizado com os medicamentos prescritos pelo cirurgião.

Após a retirada do curativo, o próximo passo é o uso de uma faixa de tecido compressivo durante 24 horas por dia, sendo retirada apenas no banho.

Esse cuidado, em específico, vai favorecer a cicatrização e o posicionamento das orelhas, conforme o paciente deseja.

Essa faixa deverá ser utilizada apenas nos 15 dias seguintes à retirada do curativo dessa maneira contínua.

Entretanto, após essas duas semanas, o paciente deve usar a faixa por mais dois meses apenas para dormir. 

Com relação aos pontos cirúrgicos, eles são extraídos em 10 dias após o procedimento.

Contudo, o inchaço e os hematomas devem persistir por mais algum tempo, mas sem gerar grandes incômodos. 

Além disso, o retorno às atividades físicas pode acontecer a partir da terceira semana de operação, desde que utilizando a faixa cirúrgica.

Quanto às atividades laborais, o paciente tem alta em 5 dias. Entretanto, em trabalhos específicos, o atestado pode se estender por até 14 dias.

Para as crianças, a recomendação é que voltem às aulas em 7 dias, sem abrir mão do uso da faixa, claro. 

Quais são os cuidados específicos que o paciente precisa ter?

O cuidado que os médicos mais frisam para o pós-operatório é o uso contínuo da faixa elástica, pois essa ação que irá estabilizar as orelhas e mantê-las na posição certa.

Além disso, a recuperação após uma otoplastia também recomenda que o contato físico com as orelhas não aconteça, protegendo-as. 

Quanto ao sono, para dormir o paciente deve deitar-se de costas, para evitar qualquer tipo de pressão e peso sobre as orelhas.

Além desses detalhes, o paciente também precisa ficar atento à higienização do local, evitando infecções que possam comprometer o resultado e dificultar a cicatrização. 

Atenção especial para o repouso: os primeiros 3 dias devem ser de repouso absoluto!

Somado a esses cuidados, o paciente precisa beber bastante água e evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas, além de se alimentar de maneira saudável e evitar alimentos muito duros para mastigar.

Nos primeiros 30 dias, é primordial não tomar sol, frio e vento na área da cirurgia e não usar óculos, se possível. 

No primeiro mês, também deve-se evitar entrar na água do mar ou da piscina, pois há fungos e bactérias que podem comprometer a cicatrização. 

Com relação a brincos e piercings, por pelo menos 30 dias, evite-os, depois, podem voltar a ser utilizados com orientação do seu cirurgião. 

No mais, você deve seguir os cuidados básicos à risca também, como não lavar o cabelo nos primeiros dias para não molhar o curativo e tomar a medicação indicada pelo cirurgião. 

Em resumo, toda e qualquer atividade que possa comprometer a área operada deve ser evitada a princípio, mas sua rotina pode seguir normalmente.

Como o cirurgião acompanha a recuperação do paciente? 

Não são necessárias muitas consultas de retorno durante a sua recuperação, por se tratar de um procedimento relativamente simples. 

Em geral, o paciente volta ao médico por volta do sétimo ou oitavo dia, para acompanhar a evolução e esclarecer algumas dúvidas.

Além disso, é comum o médico recomendar o retorno de uma ou duas vezes nos três meses seguintes para avaliar o resultado e só.

No mais, a cicatrização inicial leva cerca de dois meses e o resultado final da otoplastia pode ser notado em apenas três meses, a depender do caso do paciente. 

Além do acompanhamento médico e do retorno para retirada de curativos e pontos, será benéfico para o paciente o tratamento com drenagem linfática.

No consultório Dr. Marcelus Nigro, contamos com um profissional especializado no tratamento, que visa acelerar os resultados, reduzir o inchaço e aumentar o conforto para o paciente. 

O que você precisa saber sobre a Otoplastia?

Conseguimos esclarecer tudo o que você queria saber sobre a recuperação após uma otoplastia? Ficou com alguma dúvida? 

Você pode esclarecer todos os pontos diretamente com o Dr. Marcelus Nigro agendando uma consulta para avaliação.

Será um prazer recebê-lo aqui!

Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro

Dr. Marcelus Nigro

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais  em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.