Quem está em busca de uma cirurgia para resolver problemas relacionados ao seu nariz, certamente vai se deparar com a pergunta O que é Rinoplastia Estruturada.
De fato, esta é, atualmente, a técnica mais avançada de cirurgia plástica do nariz, proporcionando tanto mudanças na aparência estética quanto nas funções respiratórias.
É uma abordagem mais complexa em comparação a outras técnicas de Rinoplastia e, como seu próprio nome indica, tem como objetivo corrigir a estrutura do nariz.
Anteriormente, as cirurgias plásticas visavam principalmente reduzir a forma do nariz, não se preocupando com a sua estrutura.
Em consequência, o resultado era a ocorrência de deformações com o decorrer dos anos, tanto em consequência dos movimentos da própria respiração quanto do envelhecimento natural do organismo.
A Rinoplastia Estruturada permite um maior controle sobre a forma e a função do nariz.
Isso significa que o cirurgião plástico pode corrigir problemas como desvio de septo, obstrução nasal, assimetria e outras imperfeições, enquanto também melhora a aparência do nariz.
Complementarmente, a Rinoplastia Estruturada pode fornecer resultados duradouros e satisfatórios para os pacientes pois atua nas estruturas cartilaginosas e ósseas, reduzindo-as ou moldando-as.
Considerando as queixas e insatisfações de cada paciente, o cirurgião plástico pode prever como esculpir o nariz, levando em conta características como formato e tamanho do rosto.
Para alcançar a preservação do resultado da cirurgia, a Rinoplastia Estruturada prevê a fixação de pontos de sustentação e enxertos, reconstruindo a estrutura do nariz e, ao mesmo tempo, preservando a sua função.
Em outras palavras, com a Rinoplastia Estruturada não haverá alterações no nariz do paciente ao longo do tempo.
Sem sombra de dúvidas, a Rinoplastia Estruturada confere tanto à correção estética quanto à funcional do nariz, os resultados mais naturais possíveis, graças à evolução das modernas técnicas de rinoplastia.
Por outro lado, em caso de insatisfação com cirurgias prévias, o cirurgião plástico pode indicar a Rinoplastia Estruturada visando uma remodelagem do nariz do paciente, dadas as vantagens que essa modalidade oferece.
principais vantagens
- Resultado duradouro e mais consistente;
- Estrutura nasal com menor possibilidade de distorções e alterações;
- Uma nova forma esculpida e modelada exclusivamente a partir das características de cada paciente;
- Correção tanto estética quanto funcional.
Para quem o cirurgião plástico pode indicar esse procedimento?
Atualmente, os cirurgiões plásticos recomendam a Rinoplastia Estruturada sem restrições em relação a características ou necessidades de cada paciente.
Homens e mulheres podem passar por esse procedimento, independentemente de haver queixas relacionadas a aspectos funcionais.
Com a finalidade de aguardar o completo desenvolvimento do crânio e da face, os cirurgiões definiram a idade mínima de 15 anos para indicar a cirurgia em se tratando dos mais jovens.
De qualquer forma, nesses casos, os pais devem acompanhar todo o processo de decisão e, sobretudo, os cuidados pré e pós-operatórios.
Uma palavra sobre os cuidados pós-operatórios
Em realidade, os cuidados pós-operatórios não diferem em relação ao tipo de rinoplastia realizado.
Diante disso, para orientar as pessoas que estão em busca de uma solução estética ou funcional para seu nariz, deixamos a seguir alguns cuidados a serem tomados:
- Evitar exposição direta ao sol por 2 semanas;
- A tala deve ser utilizada por até 7 dias, quando será substituída por um curativo simples;
- Voltar a se expor ao sol, tomando algumas precauções, somente após 2 meses;
- Dormir com a barriga para cima até a liberação do médico;
- Após 3 dias voltar a se alimentar com alimentos sólidos;
- Fumantes devem aguardar um mês após a cirurgia para voltar a fumar.
Mas, afinal, a Rinoplastia Estruturada oferece riscos ao paciente?
Dois fatores reduzem significativamente os riscos da Rinoplastia Estruturada:
- O domínio das técnicas por parte do cirurgião plástico;
- O respeito às recomendações pré e pós-operatórias por parte do paciente.
A cirurgia, em si, dura em média 3 horas e o paciente deve aguardar a alta entre 12 e 24 horas.
Em relação à cicatriz, dependendo da modalidade que o cirurgião definiu, ficará totalmente invisível em alguns meses.
Concluindo, seja para correção estética ou funcional, a Rinoplastia Estruturada tem sido a indicação mais recomendada.
Dessa forma, a escolha de um cirurgião altamente qualificado deve ser o ponto de partida para quem almeja um resultado bom e duradouro.
Em sua clínica, o Dr. Marcelus Nigro está à disposição para maiores informações.
Quero conversar com o Dr. Marcelus Nigro
Dr. Marcelus Nigro
Formado em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, atua com foco em Cirurgias Palpebrais e Orbitais em que foi aprovado em 1º lugar no Serviço de Cirurgia Plástica do Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo e, na mesma instituição, foi aprovado no Programa de Doutorado em Cirurgia Plástica e recebeu o grau de Doutor. É membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), CRM 16678 / RQE 12332. Atualmente, é Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimaduras do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie e Professor na Faculdade de Medicina Mackenzie de Curitiba, realiza seus atendimentos em Clínica própria nas Mercês e opera na Clínica Los Angeles e no Hospital Evangélico Mackenzie de Curitiba.